ANAIS :: 30º EIA - Bauru/SP - 2015 - ISSN : 1983-179X
Resumo: P038

Poster (Painel)


P038

POR QUE OS PACIENTES COM TONTURA TÊM DIFICULDADE EM REALIZAR OS EXERCÍCIOS DE REABILITAÇÃO VESTIBULAR EM SEU DOMICÍLIO?

Autores:
FERNÁNDEZ, N.L.1, LIMA, R.N.A.1, BRAITE, N.1, SOUSA, M.G.C.1
1 UNEB - Universidade do Estado da Bahia

Resumo:
Resumo Simples

Introdução: A integração dos diversos sistemas que mantêm o corpo contra a ação da gravidade, em repouso ou em movimento, resulta no equilíbrio corporal. Desequilíbrio, vertigens, tonturas, sensação de quedas e de flutuação, são frequentes queixas dos indivíduos que sofrem de problemas vestibulares, causando insegurança aos mesmos. A Reabilitação Vestibular (RV) consiste na utilização de exercícios específicos, manobras de reposição canalicular e orientações sobre estilo de vida e hábitos nocivos ao indivíduo que tem como objetivo minimizar ou eliminar os sinais e sintomas referidos pelos indivíduos com alterações no sistema vestibular, acelerando a recuperação do equilíbrio por meio de mecanismos fisiológicos ligados a neuroplasticidade do sistema nervoso central. Objetivo: Verificar os motivos pelos quais os pacientes não realizam os exercícios propostos em casa. Método: Estudo transversal, realizado com os pacientes do Programa de Reabilitação Vestibular de uma Clínica Escola de Fonoaudiologia da cidade do Salvador/BA, teve parecer do Comitê de Ética em Pesquisa, dessa instituição, aprovado sob o nº 253.990. O programa de tratamento para Reabilitação Vestibular desta Clínica Escola é desenvolvido em grupo, onde os pacientes são divididos em três níveis: básico, intermediário e avançado. Os protocolos de exercícios são utilizados de acordo com o nível em que se encontra o paciente. Entretanto todos os pacientes devem realizar os exercícios diariamente, três vezes ao dia, para que se obtenha a efetividade do tratamento. Com o desenvolvimento do programa foi observado, nos registros das sessões, que os pacientes não realizavam os exercícios na frequência recomendada, sendo esse fator influenciador na evolução dos pacientes. Participaram desse estudo dezoito pacientes que frequentavam regularmente o programa, no semestre 2014.2, sendo nove participantes do nível básico e nove do nível intermediário, de ambos os sexos, com idade entre 26 e 84 anos. Foi elaborado um questionário com seis perguntas, a partir dos registros diários dos pacientes, os quais abordavam os principais motivos pelos quais os mesmos não realizavam os exercícios em suas residências. Foram excluídos os participantes que faltaram as sessões mais de três vezes sem justificativa. Resultados: Entre os pacientes do nível básico, os motivos mais recorrentes para não realização dos exercícios foram: não ter ajuda para realizar os exercícios e ter medo de realizá-los de maneira incorreta. Já no nível intermediário os pacientes relataram, predominantemente, não ter tempo para realizar os exercícios e ter medo de se sentirem mal durante sua realização. Conclusão: Os resultados do presente estudo demonstraram que os pacientes dos níveis básico e intermediário diferiram em relação aos motivos para não realização dos exercícios propostos para serem executados em casa. Diante dos resultados e de posse dessas informações foi possível reforçar as orientações no início e durante todo o programa de reabilitação vestibular acreditando torná-las mais efetiva para um resultado mais responsivo.

Palavras-chave:
 Tontura, Reabilitação Vestibular, Exercícios